Apresentação

De 28 a 31 de outubro, o ciclo de palestras Literatura Brasileira e Filosofia compõe-se de oito palestras seguidas de debate com o público sobre alguns dos principais autores e temas da Filosofia ocidental e da Literatura Brasileira. Será apresentado um panorama desse profícuo e criativo diálogo da tradição filosófica com a literatura brasileira feito por estudiosos dos respectivos autores e temas em questão.

A relação de interface entre filosofia e literatura transcende as recentes especializações e confluem desde tempos longínquos, revelando a inter-relação e a complementaridade entre os saberes. A Filosofia sempre foi atuante na cultura brasileira: da influência da filosofia positivista que inspirou o lema “ordem e progresso” presente na Bandeira nacional, passando pela decisiva importância da filosofia de Marx durante o período da ditadura militar, assim como do estruturalismo no ensino universitário brasileiro, até a influência do existencialismo na revolução dos costumes da contracultura.

Assim como a Filosofia, Literatura é uma forma de saber, para além das leituras sociológicas, históricas, antropológicas e psicológicas. As categorias “literatura filosófica” e “filosofia literária” tentam dar conta da fusão entre os conhecimentos específicos, mas parecem esbarrar na subalternidade de um sob o outro. Adensando o diálogo entre esses saberes, o ciclo de debates Literatura Brasileira e Filosofia problematiza as contribuições de literatos-filósofos e/ou filósofos-literatos na nossa trajetória intelectual.

Apropriações literárias de um lado, apropriações filosóficas de outro, a relação não se limita às formas literárias da filosofia ou às influências desta na literatura. O objetivo deste ciclo de debates é o de explorar esse rico diálogo. A pergunta lançada a todos os palestrantes é: como o conhecimento de cada saber influenciou o outro a ponto de, muitas vezes, não ser tão simples, se é que é possível, distinguir o filosófico do literário e vice-versa?

Organização e Coordenação Geral: André Masseno e Tiago Barros

Mais informações: literaturafilosofia2014@gmail.com

Sujeito à lotação.
As senhas serão distribuídas a partir das 18h.
O ouvinte que tiver 75% de presença receberá certificado.

CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro
(próximo ao metrô Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815